A meio do oceano havia um lindo país com grandes montanhas cobertas de arvoredo. As mais altas eram tão altas que furavam as nuvens e pareciam tocar no céu.
Nesse país havia um rei que tinha nove filhos muito amigos uns dos outros.
Certo dia o pai chamou-os e pediu-lhes:
- Digam-me qual é o sítio que preferem porque tenciono dar uma propriedade a cada um.
Todos queriam viver na montanha, mas como se entendiam bem, não houve brigas. Escolheram em boa harmonia e lá foram construir as suas casas. Antes de se separarem marcaram encontro para daí a um ano.
O tempo passou e nas vésperas do dia previsto, que alegria! Os nove rapazes só pensavam no momento de abraçar os irmãos. Adormeceram com dificuldade.
A meio da noite sentiram a terra a tremer e ouviram um ruído pavoroso. Foram ver o que se passava e verificaram com assombro que o país se tinha afundado. Restavam apenas os cumes das montanhas, transformados em ilhas.
Para poderem comunicar, a única solução era começarem imediatamentea construir barcos. Trataram de cortar madeiranas matas e atiraram-se ao trabalho com a maior energia.
Não tardou que se voltassem a reunir e todos afirmaram que nada nem ninguém conseguiria impedi-los de se verem sempre que quisessem. agora viviam em ilhas? Pois viajariam por mar!
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Sem comentários:
Enviar um comentário